Objetivo

Multicultura como o próprio nome propõe, refere-se ao reconhecimento do “diferente”, não porque eu ou você sejamos de certo modo diferentes, mas o multiculturalismo vem como conceito, romper essa barreira de intolerância ao outro, e desvendar os olhos daqueles que são da opinião, de que indivíduos de outra raça, etnia, classe, costumes e culturas, que não se assemelhe ao seu “dito Padrão”, não mereça os mesmos direitos dos seus.
No Brasil onde a grande parte da população é uma mistura de raças, ainda assim podemos perceber em cada clique na Internet em busca de reportagens sobre o preconceito ou a discriminação encontramos histórias, que nos levam a crer que as mentalidades das pessoas precisam de algum modo ser desenvolvidas.
Como futuras educadoras teremos um papel fundamental na formação do ser social de nossas crianças, na escola encontraremos alunos das mais variadas classes, cultura, costumes, raças, necessidade física. Assim explorar a Diversidade Cultural na Escola, nos abrirá portas para trabalharmos de modo correto a construção ser social. As crianças aprendem e imitam o que ensinamos e passamos, por isso vamos repassar esses valores e dizem NÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO, e RUMO A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS DIGNA DE SEUS DIREITOS.

Queremos através deste blog expressar nossas idéias sobre as diferentes manifestações da diversidade cultural presentes na sociedade brasileira e principalmente o nosso papel de educador e da escola nessa diversidade.

quarta-feira, 28 de março de 2012

PÓLO PORTO VELHO-RO

ALUNAS: FABIANA DOS SANTOS
                  YONE VALMICILHA
                   SARA ELLER


Mudanças na escola

Muitas mudanças ocorreram ao longo  dos anos, pois vimos que a educação bancária dominava as salas de aula, onde os alunos não tinham o direito de participar  apenas  recebiam os conteudos e de certa forma "aprendiam"ou decoravam. Mas surgiram educadores que revolucionaram a educação,  um deles foi Paulo Freire que defendia : o educador  deve aliar-se ao educando em sua atividade prática educativa no cotidiano da escola para que o processo de ensino aprendizagem se relacione, onde todos possam ensinar e aprender.

Contudo os educadores precisam ter consciência que a educação tem grandes tendências à diversidade e devem estar apta à atender as demandas  de metodologias diferenciadas, para isso, o professor tem que possuir  todos os conhecimentos necessários para sastifazer a necessidade de mudanças viáveis na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário