Objetivo

Multicultura como o próprio nome propõe, refere-se ao reconhecimento do “diferente”, não porque eu ou você sejamos de certo modo diferentes, mas o multiculturalismo vem como conceito, romper essa barreira de intolerância ao outro, e desvendar os olhos daqueles que são da opinião, de que indivíduos de outra raça, etnia, classe, costumes e culturas, que não se assemelhe ao seu “dito Padrão”, não mereça os mesmos direitos dos seus.
No Brasil onde a grande parte da população é uma mistura de raças, ainda assim podemos perceber em cada clique na Internet em busca de reportagens sobre o preconceito ou a discriminação encontramos histórias, que nos levam a crer que as mentalidades das pessoas precisam de algum modo ser desenvolvidas.
Como futuras educadoras teremos um papel fundamental na formação do ser social de nossas crianças, na escola encontraremos alunos das mais variadas classes, cultura, costumes, raças, necessidade física. Assim explorar a Diversidade Cultural na Escola, nos abrirá portas para trabalharmos de modo correto a construção ser social. As crianças aprendem e imitam o que ensinamos e passamos, por isso vamos repassar esses valores e dizem NÃO AO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO, e RUMO A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS DIGNA DE SEUS DIREITOS.

Queremos através deste blog expressar nossas idéias sobre as diferentes manifestações da diversidade cultural presentes na sociedade brasileira e principalmente o nosso papel de educador e da escola nessa diversidade.

sábado, 5 de maio de 2012

Alunas: Fabiana dos Santos
               Yone Valmicilha
               Sara Eller

O que caracteriza uma educação de boa qualidade?
Para ter uma educação de qualidade primeiramente temos que colocar em prática os princípios constitucionais no qual  temos que ter igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento arte e o saber; e valorizar os profissionais do ensino garantindo um salário justo. Com isso e com um planejamento político voltado para educação valorizando a educação como a principal arma para combater outros problemas que envolve  saúde, segurança, e miséria, teremos uma educação com qualidade pois somente ela é  capaz de transformar o ser humano como homem livre, justo, igualitário.
É preciso que os governos valorizem a educação de seus povos e sua capacidade de aprendizagem, seus professores e professoras, como fazem os países campeões da qualidade da educação: Finlândia, Suécia, Bavária, Canadá, Japão e Coréia, segundo pesquisa do PISA[3]. Estimados por suas sociedades esses professores e professoras têm maior auto-estima e não se culpam por seus erros, e sim os corrigem e tiram proveitos deles. E esses profissionais que não se culpam de seus erros também não culpam seus alunos pelos erros que esses possam cometer, criando dessa forma um clima de bem-estar e felicidade. A convicção sobre as possibilidades da educação faz com que os professores valorizem seus alunos, independente de suas origens e de sua diversidade.
O trabalho em equipe em todos os níveis da escola como também em forma de alianças com outros agentes educacionais: família, empresas, meios de comunicação, pode também ser a chave do sucesso de uma educação de qualidade.
Contudo, a educação não depende só dos profissionais da educação, depende de todos nós, pois para termos uma educação de qualidade temos que mudar muito o conceito de educação, que se prende a responsabilidade da escola, mas que está inserida num contexto global.

Referências
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm

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